segunda-feira, 11 de julho de 2011

O DESIGN GRÁFICO DE ÉPOCA

Sei o quanto quem escreve/lê o blog aprecia o conteúdo da revista, mas...e o design? Achei essa matéria do editor de arte da Época Alexandre Lucas mostrando matérias antigas e exemplificando uma atual bem interessante, por mostrar em resumo que não é tão simples quanto parece, confiram:


A matéria de capa da edição 685 sobre inteligência na meia-idade foi um desses casos. Partindo de uma sugestão feita pelo diretor de arte Marcos Marques na qual as personalidades que ilustrariam a matéria – a jornalista Marília Gabriela, o físico Marcelo Gleiser e o artista plástico Vik Muniz - poderiam reproduzir a careta da clássica foto de Albert Einstein com a língua de fora, o editor de fotografia André Sarmento pautou os fotógrafos mas como plano B pediu também expressões mais sérias.
O resultado ficou melhor que o esperado. Além das imagens com semblante normal vieram diversas caretas divertidas de todos eles. Achamos melhor juntar as idéias e usar a imagem séria maior e uma série de expressões menores.  Ficou bem bacana.


Só que ainda tinhamos um problema: a abertura da matéria. A ilustração que havíamos encomendado não pôde ser feita (é, acontece…). O jeito foi  torrar os neurônios para encontrar uma alternativa que deveria ser ao mesmo tempo bonita e inteligente (afinal era uma matéria de inteligência). Foi quando o designer Daniel Pastori, ainda bem longe da meia-idade mas já muito inteligente, teve uma sacada interessante: usar uma muda e uma árvore para representar o “florescimento” da sabedoria. Indo além ele disse que ficaria mais legal se árvore já crescida tivesse a copa no formato de cérebro, mas lamentou o fato de não ter como isso ser feito pois não tinhamos muito tempo e nem ilustradores a disposição.
Mal sabia ele que eu mesmo sou metido a ilustrador nas horas vagas e resolvi comprar a briga. Usando a foto inicial  e um desenho qualquer de um cérebro como base criei uma espécie de bonsai digital no Photoshop. O resultado final foi esse:





E deixo aqui a mesma pergunta que o autor fez: o que vocês acharam? Não deixem de comentar.

Até a próxima,


Érika C. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia