quinta-feira, 19 de maio de 2011

SOU CHEFE, E AGORA?





Você esta na sua mesa e é chamado para uma reunião com seus superiores. Anunciam que você será promovido. Finalmente você terá a sua tão sonhada posição de liderança.

E junto com ela vem os outros "bônus", como aumento de salário e responsabilidades.

Tudo isso parece muito bom visto de inicio, mas aí vem a pergunta: Você esta realmente preparado?

A consultora Vicky Bloch resume o ato de liderar com uma simples palavra: "cidadania".

Cidadania é servir aos outros, sejam eles uma comunidade ou uma equipe em ambiente empresarial.
Vicky alerta que liderar não é uma simples consequência de uma carreira bem-sucedida. Tornar-se um líder exige do indivíduo a opção em assumir a responsabilidade sobre pessoas, sonhos, demandas, necessidades, metas. "O desejo de liderar se confunde com o desejo de influenciar o meio e criar as condições para que todos cresçam."

O que fazer para ser um bom líder? Vicky enuncia algumas atitudes. Veja abaixo:
  • Observe e ouça_Dedique tempo para entender o outro, suas demandas e como ele pode ser estimulado a executar as tarefas da melhor forma possível. Para ser um bom líder, é preciso interessar-se de fato nos outros 
  • Seja referência_Se você quer funcionários bem-humorados, não viva de mau humor. Se quer subordinados que colaborem entre si, precisa colaborar. Não é ordenando que as pessoas vão fazer o que precisa ser feito. É dando o exemplo. 
  • Hora do feedback_Dar um retorno positivo ou negativo sobre o trabalho das pessoas precisa ser entendido como um ato solidário. É uma forma de contribuir para o crescimento do outro. Lembre-se: quando todos os indivíduos evoluem, o coletivo evolui também. 
  • Descubra-se_Muitas vezes, a forma como as pessoas ouvem o que você fala não é exatamente como imagina. Descubra o seu perfil e a melhor forma de influenciar cada um que trabalha com você. E cuidado: não rotule as pessoas. Todos mudam ao longo do tempo. Inclusive você.
Creio que mesmo você não liderando nenhuma equipe no seu trabalho, esses conceitos podem ser aplicados em sua própria família ou grupo de faculdade. Aqui no blog mesmo, temos 3 estudantes de administração. Cada um com a sua personalidade, perfil de liderança e método de condução de certos assuntos. Falo isso para mostrar que esses itens listados pela Vicky representam muito bem o que deve ser levado em consideração, mas nem por isso são tópicos únicos e imutáveis. Você pode levar em consideração diversos outros fatores que julgar importante. Para mais informações recomendo a leitura de "O Monge e o Executivo".

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro





Um comentário:

Frase do dia