quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMO SAIR DO SEU TRABALHO, MUDAR-SE PARA O PARAÍSO E SER PAGO PARA MUDAR O MUNDO

Semana passada uma amiga de longa data me enviou o texto abaixo após eu contar-lhe após 1 ano de estágio eu estava saindo da atual multinacional que trabalho a procura de outra área de atuação. Segundo meu chefe “A geração de vocês (geração Y) está ávida por conquistas e crescimento rápido, por isso acabam frustando-se quando isso não acontecesse de acordo com o esperado. Para a nova geração, o sucesso está espelhado em jovens como Mark Zuckerberg e Eduardo Severin do Facebook, sendo que o caso deles foi algo excepcional.”

Afinal, Como Sair do Seu Trabalho, Mudar-se Para o Paraíso e Ser Pago Para Mudar o Mundo?


Afinal, esse é o sonho, certo?
Esqueça as mansões, limusines e outras riquezas Hollywoodianas. Claro que seria bom tê-las, mas a maioria dos blogueiros são de almas simples, com sonhos muito mais sentimentais, poderia-se dizer.

Nós queremos deixar os nossos empregos, passar mais tempo com nossas famílias e, finalmente, ter tempo para escrever. Nós queremos a liberdade de trabalhar quando quisermos, onde quisermos. Queremos que os nossos textos sirvam para ajudar as pessoas, inspirá-los, mudá-las de dentro para fora. É um sonho modesto, um sonho que merece se tornar realidade, e mesmo assim, uma parte de você deve estar se perguntando... “será que vai?”

Você realmente tem o que é preciso para ser um blogueiro profissional, ou você está apenas sendo idiota? Esse sonho é realista o suficiente para ganhar dinheiro e sair desse seu trabalho, ou isso é uma bobagem? Você pode realmente esperar que as pessoas se apaixonem com o que você escreve, ou isso é apenas um pensamento ilusório?

Claro, é divertido sonhar com seu blog decolando e mudar a sua vida, mas às vezes você se pergunta se é exatamente isso: um sonho. Este é o mundo real e no mundo real, os sonhos não viram realmente verdade. Certo? Bem, deixe-me contar uma pequena história...


- Como deixei o meu emprego

Em abril de 2006, fui atropelado por um carro que estava a 160km por hora. Eu não o vi chegando, e eu não lembro de muita coisa sobre o acidente, mas eu me lembro de ser puxado para fora da minha van com a minha camisa em chamas. Toda parte dianteira da van foi arrancada, tinha gasolina em toda parte, e eu havia quebrado as pernas em 14 lugares.

Nos três meses seguintes, eu não tinha nada para fazer além de suportar a dor e pensar na minha vida. Pensei na minha infância. Pensei em meus sonhos. Pensei na minha carreira. E, no geral, eu percebi que não gostava da forma como as coisas estavam indo.

Então eu parei e abri mão de tudo. Vendi tudo que possuía. Eu parei de pagar a maior parte de minhas contas. Fiz minha carta de demissão, trabalhei por duas semanas e depois desapareci sem dizer adeus. Ouvindo sobre a minha insanidade, um amigo me ligou e perguntou: "Bem, o que você vai fazer agora?". "Eu não sei", disse a ele. "Talvez começar um blog." E é isso que eu fiz.

Nos três meses seguintes, eu não fiz apenas posts no meu blog. Dediquei-me a ele. Começava a trabalhar às 8 horas da manhã e eu continuava até onze horas da noite. Eu não assistia TV. Eu não via os meus amigos. De manhã até noite, eu escrevia, lia e me conectava com outros blogueiros. Nada mais. Dentro de um mês, eu tinha tirado do papel e posto em prática o meu primeiro Blog, “On Moneymaking”, e dentro de dois meses já tinha 2.000 visitantes por dia e fui nomeado para o melhor blog de Negócios/Dinheiro do ano. Meses depois, Brian Clark pediu-me para ser um editor associado da Copyblogger, e assim eu vendi o “On Moneymaking” por 5 dígitos (U$) e fui trabalhar em um dos blogs mais populares do mundo. E, surpreendentemente, isso é apenas o começo da história.


- Como me mudei para o paraíso

Alguma vez você já acordou um dia e percebeu que você secretamente despreza tudo sobre onde você vive? O tempo está horrível. Seus vizinhos são uns idiotas. Você não gosta de convidar alguém para sua casa, porque é sempre um fracasso, e você está envergonhado de sua aparência.
Bem, isso é exatamente o que aconteceu comigo em janeiro de 2009. Eu estava sentado no meu apartamento patético, embrulhado em cobertores para me aquecer, tentando escrever algum trabalho no computador.

Que situação estúpida eu estava vivendo! Eu era um blogueiro em tempo integral, pelo amor de Deus!! Eu poderia fazer o meu trabalho em qualquer lugar do mundo. Porque então eu estava vivendo nesse inferno?!!

O único problema era que eu não tinha idéia para onde eu queria ir, mas 2 semanas mais tarde, o telefone tocou e era um velho amigo que havia se aposentado em Mazatlan, no México. Como de costume, ele começou a me tripudiar sobre o clima, a comida e a superioridade do estilo de vida mexicano, mas em vez de ficar apenas me lamentando por isso, desta vez eu o parei e disse:

"Não, não me diga mais nada. Estou mudando para aí."
"O quê? Quando? ", Ele gaguejou.
"Eu não sei exatamente quando", disse ele, "mas eu estou começando os preparativos agora."

Dois meses depois fiz uma viagem de uma semana para explorar e procurar lugares para morar. Quando voltei, comecei a vender todas as minhas coisas, guardando o resto em um armazém, e (desta vez) despedi-me dos amigos. Quase um ano depois do dia desse nosso telefonema, peguei o carro e percorri 5000KM em direção ao meu apartamento novo, com vista para a praia, no melhor resort de Mazatlan.

Enquanto escrevo isto, estou sentado na minha varanda com o meu laptop, vendo (sem brincadeira) golfinhos pulando no Pacífico. É um dia ensolarado, há uma brisa agradável, e eu estou pensando em pedir uma pina colada andares abaixo, no restaurante (foto no início deste post). Sorte a minha, certo?

Bem, o que pode surpreender é que deixei de fora um pedaço da história. É a parte onde eu tenho uma doença fatal, não posso me mover do pescoço para baixo, e ainda assim, essencialmente, sou pago para ajudar as pessoas. Vamos falar sobre isso então.


- Como eu sou pago para mudar o mundo

Você sabe o que é engraçado?
A pior parte de ter uma doença como a SMA não é a forma como todo mundo te trata com pena, por caridade. Não é a frustração, raiva ou depressão. Não é mesmo a incapacidade de conversar com uma linda garota quando quiser. Não, a pior parte são as contas! Os médicos! As medicações! As enfermeiras! Fiz um orçamento de tudo isso e o custo para me manter vivo nos EUA estavam em U$ 127.000 dólares por ano. Isso não é de aluguel. Isso não é de comida. Isso são apenas despesas médicas.

Felizmente, eu não tinha que pagar tudo isso. Eu tinha um seguro privado, um programa de auxílio do governo. Mas todo o apoio tinha um preço: eles controlavam você. O governo só concedia-me U$ 700 por mês para sobreviver, e eu tinha que gastar cada centavo em despesas médicas, ou eles me cortavam do programa. Assim, durante anos, foi o que eu fiz. E, finalmente, eu fiquei cansado disso.

Eu queria ganhar dinheiro sem ter de me preocupar em perder o meu convênio médico. Eu queria cuidar da minha família, em vez deles sempre terem que cuidar de mim. Eu queria realmente viver em algum lugar agradável, não em algum apartamento mal construído para pessoas abaixo da linha da pobreza. O único problema era que simplesmente não era possível para mim nos EUA. Não importa o quanto eu fazia cálculos e cortava gastos, não dava certo.

Então, eu fiz uma coisa louca:
Eu cancelei o meu convênio médico. Eu me mudei para o México. Eu parei de preocupar a todos ao meu redor e iniciei um negócio baseado em uma idéia simples: Ajudar as pessoas.

Encontrei com escritores em ascendência que precisavam de um mentor, e eu os treinei. Procurei as empresas que queriam dinheiro através das mídias sociais, e desenvolvi uma estratégia. Achei blogueiros que queriam mais tráfego, e eu criei um curso sobre como obtê-lo.
Em troca, eles me pagavam o que podiam. Algumas pessoas me deram 50 dólares por hora e outras 300, mas eu tratava a todos da mesma forma, e me dedicava a tornar seus sonhos uma realidade.


Os resultados?
Dentro de dois meses, eu estava ganhando tanto dinheiro tão depressa que o PayPal encerrou a minha conta sob suspeitas de atividades fraudulentas. Hoje, não só estou fazendo mais do que suficiente para cuidar de mim, mas alguns meses atrás, eu comprei um carro para o meu pai.
Você entende o quão precioso é isso? Para um cara que não pode se mover do pescoço para baixo, conseguir comprar um carro para seu pai? E a melhor parte é que eu não estou ganhando dinheiro fazendo trabalhos penosos e irracionais. Eu estou mudando a vida das pessoas.

Todos os dias recebo e-mails de leitores que dizem que meus posts mudaram seus pensamentos. Todos os dias recebo e-mails de alunos que dizem meus conselhos mudaram suas formas de escrever. Todos os dias recebo e-mails de clientes que dizem que minhas estratégias mudaram a maneira como fazem negócios. Isso é inacreditável! Normalmente, um cara como eu deveria estar desperdiçando a própria vida em um lar de idosos em algum lugar, assistindo à televisão e à espera da morte, mas aqui estou eu falando em um microfone e, basicamente, recebendo dinheiro para mudar o mundo. Se meus dedos funcionassem, eu me beliscaria!


É o seguinte:
Eu não quero isso só para mim. Eu quero isso para você também.
A razão que eu lhe disse que toda esta história não foi só para me gabar, mas também para convencê-lo de um ponto indiscutível: Você pode fazer isso!

Você quer sair do seu trabalho e se tornar um blogueiro profissional?
Você pode.
Você quer viajar pelo mundo, vivendo a vida ao máximo?
Você pode.
Você quer dedicar o seu a cada hora para ajudar as pessoas e tornar o mundo um lugar melhor?
Você pode.

Entenda... eu sei que é horrivelmente clichê, mas se eu posso sair do meu emprego, correr o risco do governo me mandar para uma casa de repouso, porque não posso pagar pela minha própria saúde, convencer a minha pobre mãe a abandonar a carreira e dirigir a minha bunda aleijada por 3.000 milhas para outro país, e depois ganhar dinheiro suficiente para sustentar a mim mesmo, minha mãe, meu pai, e uma equipe de enfermagem inteira usando nada mais que a minha voz, então o que você pode realizar se você realmente definir que isso é o que você quer?

Meu palpite: Você conseguirá alguma coisa muito verdadeira.
Não, não vai ser fácil. Em algum ponto, eu garanto que você vai querer parar. Eu garanto que as pessoas vão tratá-lo como se estivesse louco. Eu garanto que você vai chorar até dormir, imaginando se você cometeu um erro horrível. Mas nunca deixe de acreditar em si mesmo. O mundo está cheio de céticos, todos eles invejando-o e querendo te jogar para baixo, esperando o menor indício de que você está fragilizado para te rebaixar mais ainda. O maior erro que você pode cometer é se tornar um deles. Você não deve ser mais um nesse grupo de pessoas, e sim aquele capaz de silenciá-los, realizando coisas tão grandes e inimagináveis que eles só poderão admirá-lo.

Você consegue!
Eu acredito em você.
Então, comece!
EXATAMENTE A-GO-RA!

E aí quando você vai começar a fazer algo que você realmente quer?

Forte abraço,

Wellington O. Nascimento

"A economia da bondade é o sonho dos utopistas mais ousados."
- Nietzche

3 comentários:

  1. De fato a um exemplo a servir de inspiração a todos...

    Todos somos capazes de alcançar nossos sonhos, basta ter a força de vontade o suficiente para isto.

    Ótimo Post!

    ResponderExcluir
  2. Clap.... Clap... Clap... exemplifica bem o meu sentimento ao ver esse post... ahuahuahuaha


    Parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei, por acaso esse texto, de uma certa forma parece que escrito especialmente para mim, pois eu passo por quase tudo isso, todos os dias. Vou planejar melhor minha vida, e aproveitar mais dela.

    ResponderExcluir

Frase do dia