domingo, 10 de abril de 2011

EXAME – Vai custar Quanto?

Quem aqui não sabe que, quanto maior a antecedência na compra de uma passagem aérea, mais barato paga-se por ela?

precificaçãoIsso tem nome, e chama-se precificação. O método para calcular qual, de fato, deve ser o preço de um produto leva em conta diversos fatores: localidade, época do mês ou do ano, disponibilidade no mercado, tributos incidentes, mão de obra, matéria-prima, transporte, e dezenas de outros itens. É através da precificação que as empresas devem traçar suas metas, estabelecer estratégias de marketing, estabelecer parâmetros para comparação com a concorrência, e, principalmente, saber como melhorar sua competitividade.

Há alguns anos li o livro Os axiomas de Zurique, dentre as muitas coisas que aprendi posso falar que uma delas foi que, no momento de fazer um investimento, devemos saber de antemão, aonde queremos chegar, para daí sim sermos capazes de cuidar melhor de nosso capital investido, evitando perdas desnecessárias por ganância ou falta de controle.

A situação dos preços é semelhante. Se colocarmos um preço muito acima do preço de mercado, podemos acabar perdendo vários clientes. Em contrapartida, se colocarmos o nosso preço baseados no que a concorrência adota, podemos acabar quebrando nosso caixa e fechando as portas. A cada dia o mercado brasileiro fica cada vez mais competitivo, e saber aonde se está e aonde se quer chegar é de fundamental importância. Estabelecer preços corretos para seus produtos e serviços e traçar metas e estratégias competitivas, é o caminho certo para se ter sucesso. É claro que um pouco de sorte sempre será muitíssimo bem-vinda.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fonte: Revista EXAME, Edição 989, 6 de Abril de 2011, Páginas 96 a 98.

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