terça-feira, 8 de março de 2011

Você S/A – Virtudes no mundo corporativo

Finalmente, após algumas semanas, vou conseguir voltar a postar regularmente. Para isto, escolhi nada menos do que um artigo de um dos colunistas que mais gosto da Você S/A: Luiz Carlos Cabrera.Virtudes no mundo corporativo A reportagem fala um pouco sobre quais são as virtudes (ou competências) que devemos ter para sermos bem sucedidos. Cabrera lista 4 virtudes fundamentais e explica cada uma delas:

  1. Temperança: É o equilíbrio entre o “ter mais” e o “ser mais”. Onde o “ter mais” significa que você tem ambições e quer conquistar as coisas importantes da vida, mas sem deixar de lado o “ser mais”, que dá um equilíbrio e sentido para o “ter mais”.
  2. Prudência: É saber medir e escolher riscos (tangíveis e intangíveis), levando em conta o custo-benefício de cada um deles.
  3. Justiça: É a forma como você “julga” fatos e pessoas. É importante lembrar que as pessoas observam a forma como você lida com as situações, e que você está sendo julgado o tempo todo.
  4. Fortaleza: É a capacidade de enfrentar problemas e situações desagradáveis sem se traumatizar por elas. Aqui o termo resiliência se encaixaria perfeitamente para definir o que é a “fortaleza”.

Poderia dizer que cada um de nós precisa ter equilíbrio e saber o que queremos da vida. Termos planos e metas (e ambições) no nosso mundo profissional, mas sem deixar de lado todos os outros aspectos (emocional, familiar, etc), é de fundamental importância.

De Florianópolis,
Hugo Oliveira Campos.

Fonte: Revista Você S/A, Edição #151, Janeiro de 2011, Página 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia