quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O HIGHLANDERISMO CORPORATIVO



Highlanderismo, qualquer semelhança com o nome de algum filme não é mera coincidência...

Foi tentando definir uma prática que muitos de meus amigos vivenciaram, e inclusive eu, que acabei por adotar esse termo. Procurei pela internet se alguém mais havia usado essa palavra, mas o máximo que vi foi algo relacionado a paintball... Enfim... Falando de universo corporativo fomos os primeiros! (que divertido ¬¬).

Apesar do nome já ser em si uma explicação (para quem conhece o filme), vou explicar toscamente do que se trata: No filme Highlander, há vários guerreiros. Esses guerreiros brigam entre sí, para que no final exista somente um. Bom... Quando um guerreiro vence o oponente, ele corta a sua cabeça fora, e todos os poderes que o oponente conquistou passam a ser agora do guerreiro vitorioso. E assim vai... Ou seja... quanto mais guerreiros voce vencer, mais forte voce é.

Trazendo isso para o mundo corporativo, segue uma situação-exemplo:

Empresa "X". Um funcionário recebe carta branca para demitir qualquer um da equipe, e em contrapartida, poderá promover quem julgar ser capaz.

O medo e a insegurança se instauram na equipe. Alguns funcionários vêem na competição algo que se forem vitoriosos, terão muito a ganhar, e que cada um de seus companheiros de equipe é um obstáculo em sua jornada ao sucesso profissional.

A competição entre os membros da equipe fica acirrada, então, alguns membros de não tão boa índole começam a sabotar trabalho dos outros... Apontar problemas em seus colegas e reportar frequentemente (e secretamente) fatos que podem vir a levar a expulsão do colega do time, o que, na cabeça do delator, poderá colocá-lo mais próximo da tão sonhada promoção.

E também temos uma outra situação hipotética:

Um líder inseguro "arranca a cabeça" de um funcionário que está se saindo bem em suas atividades para que sua autoridade e cargo não sejam ameaçados.

Em qualquer um dos casos hipotéticos, podemos ver claramente que ao "arrancar a cabeça" de outra pessoa, tem-se a sensação de estar mais poderoso diante de alguma situação.

Não vamos confundir o termo com casos de competição saudável, e muito menos com evolução e aptidão, onde o mais forte sobrevive, de maneira nenhuma. Estamos falando de práticas planejadas que fazem com que um profissional tire vantagem do outro, estando todos na mesma equipe.

Essa prática não é nova, mas ainda assim, achei importante registrar, pois ultimamente parece que está se tornando um hábito, um sinônimo para "Atitudes que levam ao sucesso".

Para chegar ao topo não é preciso montar uma pirâmide de derrotados, tudo o que você precisa é fazer as coisas corretamente... Assim, seus ombros ficam leves e voce consegue voar sem limites.

"There can be MORE than one."


Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia