quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Exame - Como conseguir um aumento de salário em 2012



Pessoal, que tal começar o ano já com o pé direito?

Ok, no Brasil o ano só começa realmente depois do carnaval... Mas que tal preparar a sua carreira para isso?

Salário maior é a 1º opção sempre! Entao... que  tal algumas dicas como as da Talita Abrantes para a Exame?

Vamos a elas:



1. Conheça a cultura
Entender como funcionam os processos da empresa em que você trabalha é fundamental na hora de cogitar mais dígitos na conta bancária todo fim de mês. “Não adianta nada pedir um aumento se a empresa não trabalha com faixas salariais, por exemplo”, diz Oshry Vidal, gerente da área de expertise Hays Retail e da prática de vendas da expertise Hays Sales & Marketing da consultoria HAYS Recruiting experts worldwide. 

Por isso, o primeiro passo para colocar a resolução de ganhar mais em prática é descobrir como a empresa pensa as políticas de remuneração dos funcionários. A companhia se baseia em faixas salariais? Faz avaliação de desempenho? Dá aumentos contínuos para um mesmo funcionário? 

Essas informações serão a base da maneira como você abordará o seu gestor. Por exemplo, se você já está no topo da sua faixa salarial, terá que investir em um pedido de promoção e não de aumento. 

2. Não fique alheio ao mercadoO cenário externo à realidade da empresa também deve entrar na equação. Verifique como a concorrência está respondendo à crise e quais são as perspectivas para este ano. É fundamental analisar também quais as condições dos clientes e fornecedores da companhia em que você trabalha.

Olhe para as perspectivas dentro da sua empresa. “O profissional precisa fazer um raciocínio bem lógico sobre o que está acontecendo na companhia”, diz Fernanda. Se o cenário for nebuloso, espere pelo momento adequado, afirma a especialista.

3. Avalie-se Independente do contexto da empresa e do mercado, é preciso olhar para dentro de si criteriosamente e checar se seu bolso é realmente digno desse dinheiro a mais. “O profissional precisa refletir se a atuação dele está atendo às expectativas da empresa ou do líder”, diz Fernanda.
Neste caso, ganha pontos (ou argumentos) o profissional que for além daquilo que a empresa espera dele. Em outras palavras, para ganhar um aumento, não vale apenas alcançar todas as metas, mas superá-las. 
4. Prepare o terreno
Para Oshry, da Hays, o ideal é ter uma conversa informal com seu gestor direto para checar quais são suas chances. “Após ter um bom resultado, chame-o para uma conversa para ouvir a opinião dele sobre sua pretensão de pedir um aumento”, diz a especialista.
A partir da opinião dele, muna-se de dados e informações que comprovem que você, realmente, é digno daquele aumento.

5. Seja natural
Aproveite as avaliações formais de desempenho para tornar clara e oficial sua intenção. “Com base em bons fatos e dados de projetos e resultados, faça o pedido. Mas não num tom ameaçador”, diz Oshry. “Tem que ser uma conversa. O aumento salarial tem que acontecer a partir de um processo natural. Seu pedido não pode ser uma surpresa para o gestor”.

6. Se receber um não...
Não feche a cara, não ameace sair da companhia, não se faça de vítima. Antes, utilize a situação para seu próprio crescimento. “Busque entender porque aquele momento não é propício para o aumento salarial e quais as competências que você precisa ter para conseguir esse reconhecimento financeiro”, diz Fernanda. 

Espero que tenha ajudado em algo!
Muito Obrigado!
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia