quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Época Negócios: Os MBAs preferidos das empresas na hora de contratar

Por Elisa Campos e comentado por Yuri Carneiro, do ADMPART



Segundo o levantamento anual do QS Global 200 Business Schools Report, feito pela especialista em educação executiva QS, revela quais são os 200 MBAs preferidos das empresas na hora de contratar em todo mundo.

O resultado, divulgado nesta segunda-feira (05/12), não é muito favorável às instituições brasileiras. A maioria dos empregadores na América Latina ainda olha primeiro para a Europa e para os Estados Unidos ao recrutar profissionais com MBA. São poucas as empresas que olham para a região em busca de trabalhadores formados nas escolas locais. Até hoje, segundo o estudo da QS, foram poucas as escolas de negócios da região que conseguiram estabelecer-se com uma boa reputação internacional.

Neste cenário, apenas dez escolas latino-americanas conseguiram entrar no ranking. Dessas, duas são brasileiras, a Business School São Paulo (Universidade Anhembi Morumbi), em 2° lugar no ranking regional latino-americano, e a Fundação Getúlio Vargas, na 3ª posição.

O crescimento da região nos últimos anos e a perspectiva positiva para os próximos, em especial no Brasil, já estariam, no entanto, atraindo mais atenção para as escolas da região.

Veja abaixo as dez escolas preferidas das companhias na América Latina:



O levantamento também mostra as preferências na hora da contratação por áreas de atuação: finanças, gestão internacional, marketing, empreendedorismo, gestão de operações, gestão de informação, estratégia, liderança, responsabilidade social e inovação.

As escolas americanas dominam os rankings. Harvard e Wharton aparecem no top 5 em todas as dez áreas.

A Crise econômica

As turbulências econômicas dos últimos anos também tiveram seu impacto no mundo da educação executiva. A pesquisa revela que a crise fez com que as empresas valorizassem mais do que nunca os MBAs. Na Europa e nos Estados Unidos, as companhias estão procurando profissionais formados com ênfase em liderança, para escapar de possíveis dificuldades. Escolas localizadas nas capitais financeiras ou perto delas são vistas atualmente como de especial interesse para os empregadores.

Para elaborar o ranking, a QS recebeu cerca de 2 mil respostas de empresas de 42 países. As companhias participantes revelaram a quais cursos de MBA davam preferência na hora de contratar. Somente as empresas que recrutam profissionais em nível regional e/ou internacional foram consideradas. Caso queira acessar o conteúdo do estudo na íntegra, clique aqui


O Comentario

Não é de hoje que acompanhamos a onda massiva de pessoas querendo uma formação em algum MBA da vida... As escolas de nome tentam como podem manter o padrão, estipulando certos limites na hora de aceitar um aluno... Mas mesmo assim as tres siglas pesam e muito no currículo de qualquer um.

Com a tendencia cada vez maior em contratar pessoas que sejam especialistas em liderança, me deixa uma preocupação...

Seria a liderança uma capacidade a ser aprendida em sala de aula? Logico que existem metodos para se gerir melhor as equipes e o aprendizado sempre é valido... Mas acho que essa medida tinha de estar diretamente ligada a experiencia do individuo. De qualquer forma, fico feliz em ver que o capital humano ainda é o mais procurado em tempos de disparada tecnológica.

Muito Obrigado,

Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia