terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIÁRIO DE UM ESTAGIÁRIO - POR QUE PRECISO TER EXPERIÊNCIA?


A pergunta acima está presente em quase todos os meus dias. Nesses dois anos que trabalho diretamente com a área de estágio, estive analisando alguns questionamentos de vários estudantes que buscam oportunidades, para entender melhor as principais dificuldades que esses jovens enfrentam ao tentar sua primeira colocação no mercado.

Para entendermos melhor essas dificuldades, vou expor como ocorre uma das etapas do processo seletivo de estagiários e como isso restringe a participação de muitos candidatos às vagas.

Quando uma empresa solicita estagiários, ela define um perfil que compõe, entre outras exigências:

- Périodo ou ano específico: Se a empresa solicitar 5º ou 6º período, não importa o quão bom o aluno seja, se ele estiver no 4º ou no 7º, vai ficar de fora, pois em muitas empresas há normas internas rígidas que não levam em consideração opiniões dos selecionadores ou a capacidade individual dos alunos;

- Conhecimentos em Informática: Não é novidade que informática não mais um diferencial em seleções, é regra, muitas empresas nem comentam este item, pois já subentende-se que os alunos saibam o básico e mais um pouco;

Porém em muitos interiores a realidade não é esta, diversos alunos de nível médio, com perfis compatíveis, não são inclusos nos processos por não possuirem conhecimentos em informática. Os jovens possuem o acesso, mas não têm formação, muitos sabem acessar o orkut, facebook, internet, msn, mas não sabem ligar e desligar o computador, nem manusear as ferramentas básicas do Office, não sabem enviar e-mails, nem efetuar pesquisas avançadas na internet. É como se estivessem "tão perto, mas tão longe".

- Conhecimentos específicos: Diversas vagas requerem que os candidatos possuam conhecimentos e habilidades específicas, muitas vezes incompatíveis com a realidade de quem nunca realizou uma atividade de trabalho. Por exemplo: saber utilizar o modo avançado do access para modelagem de bancos de dados de cadastro ou já ter projetos em desenvolvimento na faculdade, que estejam na mesma área em que irão atuar na empresa.

- Experiência: Este item em especial, título deste post, é o que amedronta e elimina em uma só tacada cerca de 70% dos estudantes candidatos às vagas. Quando uma empresa descreve que o aluno precisa ter experiências na área, ela afirma que busca um profissional e não um estagiário, pois como afirma a Lei de Estágio 11.788, em seu Art. 1º:

"Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos."

Se o estágio é uma preparação para o trabalho produtivo, não pode-se exigir que esses alunos tenham experiência na área onde irão atuar, pois estão ali exatamente para aprender e ganhar essa experiência, para empregá-la ao final da vida estudantil, quando ai sim, estarão aptos ao mercado profissional formal.

As empresas precisam de alunos com experiência, para suprir a necessidade de colocar funcionários, sem burocracia e com um custo bem menor. Outras solicitam alunos com experência, para acelerar o processo de adaptação desse estagiário sem precisar disponilizar treinamentos e demandar tempo "improdutivo" para isso.

Apesar dessa realidade ser bastante comum em inumeras empresas, há outras, muitas outras, que já aprenderam a lição e reconhecem a importância dos jovens alunos, utilizando-os como parte da estratégia empresarial e colhendo os frutos dos investimentos que fazem.



- Capacitação: Uma forma bastante eficaz de suprir a falta de experiência mencionada acima e ganhar vários pontos na seleção é a capacitação. Ainda há uma louca ilusão em muitos alunos de que só é preciso aprender quando for solicitado, por exemplo, só fazer algum curso se a empresa pedir ou se a escola oferecer.

Quando mais cursos o aluno fizer, quando mais ele aprender em diversas áreas do conhecimento, maior será seu nível cultural, terá mais habilidade na resolução de problemas de qualquer natureza e estará apto a reponder com maior clareza as questões que lhe forem apresentadas. A capacitação, em qualquer modalidade, transforma o aluno, por meio do conhecimento e acrescenta à formação regular uma nova maneira de assimilar os conteúdos e praticá-los.

Espero ter ajudado com um pouco mais de conteúdo sobre Estágio.

Em breve, postarei aqui como funciona a Lei de Estágio e o que os estagiários não sabem, seus direitos e seus deveres. Aguardem!

Abraços,

Daniele Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia