sábado, 22 de outubro de 2011

UM VOO PARA MOTIVAÇÃO

Espero que esteja tudo bem contigo!


O que é motivação?

Proponho uma resposta essa pergunta, primeiramente, com a reflexão de um livro que despertou a minha paixão pelo tema. Publicação de 1970 do autor Richard Bach, apresento a história de Fernão Capelo Gaivota.

Fernão Capelo Gaivota adorava voar.

Ele não sabia por que, por exemplo, quando voava sobre a água a uma altitude menor que a metade do comprimento das suas asas abertas, podia manter-se no ar mais tempo, com menos esforço.

Seus pais o incentivam a seguir o que todas as gaivotas faziam, voar para se alimentar. Porém ele tinha um sonho, queria romper as barreiras da velocidade que haviam sido pré-estabelecidas.

Subia a 200, 300, 400...1.200 metros de altura, alcançando gradativamente velocidades de 120, 150, 180 e os incríveis 320 km/h, uma vitória! Descobriu o “loop”, o “slow roll”, o “point roll”, o “inverted spin”, o “gull bunt”, o “pinwheel”.

Fernão conheceu um lugar onde as gaivotas treinavam seus voos com objetivo de romper as barreiras da velocidade. Neste lugar havia tanto para aprender acerca do voo como houvera na vida que deixara para trás quando resolveu conhecer este local.

Era ambicioso, sentia que podia alcançar novas velocidades – o paraíso como chamava. Naquele local, foi conversar com o Mais Velho em busca de respostas:

- Senhor eu gosto da velocidade, sei que posso encontrar meu paraíso.

- Não, Fernão – o Mais Velho respondeu – não há tal lugar. O paraíso não é um lugar nem um tempo. O paraíso é ser perfeito. – Ficou em silêncio durante um momento. – Você voa com muita velocidade, não voa?

- Sim, respondeu orgulhoso.

- Você começará a se aproximar do paraíso no momento em que alcançar a velocidade perfeita. E isso não é voar a 1.500 km/h, nem a 1.500.000 km/h, nem voar a velocidade da luz. Porque nenhum número é um limite, e a perfeição não tem limites. A velocidade perfeita, meu filho, é estar ali.

Essa história serve para mostrar que a motivação muitas vezes não esta somente em nossos sonhos, mas na vontade que temos em persegui-los, em romper barreiras, em acreditar que a lacuna entre realidade e sonho é totalmente tangível. Para isso, esbocei um pensamento com intuito de afunilar as ideias.



A literatura acadêmica define motivação como sendo o processo de estimular o indivíduo a tomar ações que levarão ao preenchimento de uma necessidade ou à realização de uma meta desejada.

Saliento que o escritor Chiavenato (1999) define motivação como “[...] processo contínuo de satisfação de necessidades individuais”. Cabe consignar, para maiores elucidações, que, segundo o mesmo autor (2004), a motivação funciona nos indivíduos como desejo e receio, tendo cada pessoa necessidades, valores sociais e objetivos diferentes, sendo que o resultado alcançado gera um comportamento diferenciado em cada ser humano.

Partindo do princípio que todo organismo tem um estado de equilíbrio, o qual é quebrado quando ocorre alguma necessidade, cria uma tensão estimulando o indivíduo a reduzi-la ou satisfazê-la, levando em consideração também que se o objetivo da satisfação não ocorrer pode gerar sim, o da frustração, caracteriza o processo do ciclo motivacional.

Segundo Chiavenato (2000) é chamado de ciclo motivacional, que, melhor explicando, origina-se quando uma necessidade rompe o estado de equilíbrio de uma pessoa, gerando uma determinada tensão, impulsionando-a a efetuar comportamentos que a satisfaçam ou a compensem. No entanto, algumas vezes tal prática pode ser ineficaz, o que, se frequentemente repetida, causará certa acomodação naquele indivíduo, sem contar na frustração, razão pela qual o faz procurar uma forma de liberá-la, seja psicologicamente (indiferença, apatia, etc.), seja fisiologicamente (insônia, problemas cardíacos, digestivos e outros).




Trazendo o aspecto motivacional para dentro da organização, foco especificamente no papel do líder para um breve entendimento de formas de potencializar as ações.

César Souza – consultor e palestrante – definiu as Cinco Forças do Líder Integral, são elas:

1. Oferece uma causa, não apenas tarefas.
O líder integral promove com sua equipe um ambiente de motivação profunda ao deixar claro o significado que transcende a tarefa, o trabalho, a missão, o emprego das pessoas que o cercam. Deixa claro que o importante não é de onde vieram, nem onde estão, mas aonde desejam chegar. Acredita que as pessoas estão dispostas a oferecer o melhor de si e até mesmo a fazer sacrifícios, desde que conheçam a causa, o porquê, o rumo, a razão de ser do seu cotidiano.

2. Forma outros líderes, não apenas seguidores.
O líder integral cria condições para que seja revelado o potencial de liderança das pessoas com as quais convive. Dá oportunidades, cultiva os pontos fortes, em vez de insistir nos pontos fracos das pessoas que o cercam.

3. Lidera em 360 graus.
O líder integral atua onde faz diferença, não fica confinado às “paredes” do seu território formal. O verdadeiro líder também consegue articular e obter sinergia de seus pares, pessoas no mesmo nível hierárquico, isto é, lidera para os lados. Estimula e premia a colaboração entre pessoas de áreas diferentes.

4. Faz acontecer, não apenas planeja.
O líder integral consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns. Consegue o grau de compromisso e disciplina necessário para alcançar sonhos definidos em conjunto, não apenas satisfações imediatas. Cuida do presente enquanto cria o futuro.

5. Inspira pelos valores, não apenas pelo carisma.
Esta é a tarefa mais importante do líder integral, esta é a “cola” que une as outras quatro forças, a que dá sentido a tudo e se torna o critério de avaliação das outras forças. Encara o empreendedorismo como um estado de espírito, não como sinônimo de pessoa jurídica. O líder integral fala aos olhos, não apenas aos ouvidos, precisa também ter integridade nos dois sentidos: ser íntegro no caráter e também ser integrado no conjunto de suas atitudes e nos seus diversos papéis.




A liderança atua fortemente no aspecto motivacional, mas temos que levar em consideração as características intrínsecas de cada indivíduo.

Se recorda do nosso amigo Fernão?
Ele não tinha líderes, apenas um sonho! Onde buscou constantemente supera-lo. Isso demonstra o poder que temos conosco... Para realizar algo, basta começar!

Gostaria de compartilhar uma frase que utilizo praticamente como um mantra no meu dia-a-dia, diz assim:

“O passado é história, o futuro um mistério e o hoje uma dádiva, por isso chamamos de PRESENTE”

Motive-se hoje, para lembrar amanhã o que precisa superar em busca dos seus sonhos do futuro!


Abraços,
Eduardo Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia