quarta-feira, 19 de outubro de 2011

NET, CLARO E EMBRATEL - A MAIOR JOINT VENTURE NACIONAL


No último Domingo as 22h, estava eu em casa alternando entre TV e internet quando fui fisgado instantaneamente pelo comercial abaixo. Eu sabia que tinha alguma coisa de diferente, de especial, no momento em que eu o vi. Até então eu não sabia, mas a empresa de tv por assinatura Net e as operadoras de telefonia, Embratel e Claro, tinham firmado a maior parceria do setor de Telecomunicações já vista em território nacional.

Boa parte das pessoas que acompanham o mundo dos negócios tem conhecimento de que Embratel-Claro são parceiras desde 2003 e, Embratel-Net desde 2006, o que tornou cada vez mais natural que as três firmassem uma parceria. Vale lembrar também que as companhias pertencem ao empresário mexicano Carlos Slim, considerado o homem mais rico do mundo, e que as três estão em processo de fusão, o que explica esta joint venture, que demonstra ser a maior já vista no ramo de telecomunicações brasileiro.


As empresas anunciaram-na dia 05 deste mês e seu lançamento ocorreu no último dia 15. De acordo com os presidentes das empresas a parceria consiste em multisserviços chamado de "Combo Multi". O pacote irá levar TV por assinatura, vídeos sob demanda, banda larga fixa, wi-fi (residencial e em locais públicos), internet 3G (com modem e pelo smartphone) e telefone fixo. Abaixo, as declarações que os heads das empresas deram durante o anúncio. 


José Antonio Feliz, Presidente da NET - "Damos início ao processo de criação de soluções multisserviços completas, que entregarão conectividade, mobilidade, economia, entretenimento e informação a qualquer hora e lugar".

Carlos Zenteno, Presidente da CLARO -  "Esta parceria representa a ruptura no mercado de telecomunicações, pois muda a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia e vivenciam a convergência".

José Formoso, Presidente da EMBRATEL -  "As pessoas poderão transitar entre diferentes redes e tecnologias. Haverá muito mais serviços disponíveis e maior economia dos clientes".


Juntas, as três empresas têm mais de 56 milhões de clientes, porém os novos serviços terão como foco inicial os clientes das classes A e B, até que haja a consolidação do novo serviço. Apesar de ser o primeiro serviço desse tipo no Brasil, pacotes do tipo quadruple play já existem em outros países. A operadora canadense Rogers, por exemplo, oferece telefonia e internet fixa e móvel, além de TV a cabo. São soluções que têm feito sucesso oferecendo conveniência e alguma economia para o consumidor. NET, Embratel e Claro dizem que o Combo Multi custa 30% menos do que custariam os serviços se fossem adquiridos separados.  

Comentamos algumas vezes aqui (e você com certeza leu em outros lugares), que Steve Jobs revolucionou a forma que nos comunicamos e nos entretemos e arrisco a dizer que esta parceria trará uma nova revolução. Tudo está sendo integrado e você está vivendo este momento, tudo é questão de olhar sob uma nova perspectiva.

Acredito num futuro assim: Redes Sociais Integradas a Sua Casa, acessível a grande parte das pessoas, até 2020, no máximo. E você, o que acha?

Forte abraço,

Wellington Nascimento

"Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade."
- Albert Einstein


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia