terça-feira, 13 de setembro de 2011

DIÁRIO DE UM ESTAGIÁRIO - VOCÊ TROCARIA SEU EMPREGO POR UM ESTÁGIO?



De verdade, duas vezes troquei meu emprego por um estágio, por um simples motivo: oportunidade de adquirir conhecimento. Claro que essa atitude envolve inúmeras variáveis: condições do emprego atual, condições do estágio, necessidade de "dinheiro", a família e muitas outras... 

Mas o universitário está em fase de aprendizagem, não? Em fase de erros e acertos, em fase de experimentar diferentes situações, saber o que esperar como profissional formado, então, nada mais justo que se possa provar o que as empresas tem a oferecer.

Recentemente, participei de uma palestra com Ricardo de Paula Romeiro, gerente de estágios do IEL. Ele comentou sobre dois colegas de faculdade que trabalhavam no mesmo setor, na mesma empresa, quando surgiu, para ambos, oportunidades de estágio que ofereciam uma Bolsa Auxílio (salário de estagiário) no valor de 1/3 do salário que os dois ganhavam, porém existia a perspectiva de crescimento na empresa. O primeiro disse: - Deus me livre, aqui tenho carteira assinada, tenho cesta básica, 13º e férias remuneradas, tenho estabilidade.

O segundo concorreu à vaga e trabalhou durante 1 ano como estagiário, logo depois foi contratado pelo empresa, em seguida foi promovido e, cinco anos depois, está ocupando um cargo de gerência, ganhando sete vezes mais que seu colega que preferiu a estabilidade e continua no mesmo cargo até hoje... Muito estável por sinal!

Claro que isso não acontece todos os dias por ai, mas acontece, claro que ninguém vai sair mudando de emprego todo mês. Mas, muitas vezes a oportunidade da uma vida está na sua frente, se jogando em cima de você, seja um estágio ou um outro emprego, mas parece muito difícil arriscar e se expor a uma situação de mudanças. 

Se agora é o seu tempo, a sua realidade de oportunidades, arrisque! Seja qual for o resultado final, com certeza será muito melhor do que ficar parado!

Abraços,

Daniele Paulino

Um comentário:

  1. De fato existem muita oportunidades, e os estágios sempre são uma delas, no entanto nem tão atrativas.

    Tudo sempre vai sepender dos objetivos de cada profissional. Conseguir cargos ou funções que te levem rumo ao seu maior objetivos (seja ele qual for) é, geralmente, mais interessante do que ficar estacionado em uma função que já não te agrega em nada.

    Claro que existem casos e casos. Por isso, vale a pena sempre ponderar.

    ResponderExcluir

Frase do dia