quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIARIO DE UM ESTAGIARIO


Venho agora dar o pontapé inicial em uma etapa que há muito tempo vamos pensando em adicionar: Um registro das nossas experiencias profissionais.

Não vamos dar nomes de empresas, pessoas ou qualquer tipo de referência nas postagens, até porque não nos cabe divulgar tal informação.

Acreditamos que expondo nossas experiências, pensamentos e dúvidas poderemos nos ajudar, e esperamos que ao expor esses cases a eventuais leitores que ja se encontram em cargos superiores, esses possam comprender e coordenar melhor sua equipe.

Estou no meu terceiro mes como estagiario de uma empresa de consultoria. O Foco principal da minha área é a Gerência de Riscos.

Por hoje, vou dar uma passada rápida em alguns conceitos. Caso queiram maiores informações favor entrar em contato ok?

A gerência de riscos.

O que vem a ser isso afinal?

Wikipediando:

"Os Riscos são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente, respectivamente."

E qual o porque disso?

Wikipediando:

"A necessidade de gerenciar riscos decorre, principalmente, da consciência de existência de fatores, internos ou externos ao projeto, cujo desencadeamento, ao longo do seu ciclo de vida, podem fazer alterar o objectivo do mesmo. A identificação desses fatores e/ou das suas causas, constitui uma das etapas fundamentais, de qualquer metodologia de gestão dos riscos. O tipo de risco, a sua probabilidade de ocorrência, ou o seu impacto sobre o projeto, variam ao longo do ciclo de vida do mesmo, sendo por isso necessário proceder-se à identificação dos riscos, em todas as suas fases."

Podemos resumir o processo de gestão de riscos em algumas fases (variam de abordagem para abordagem, porem o fundamento básico se segue.)

1- Planejamento [Como será abordado? Como será executado?]
2- Identificação dos riscos [O que será trabalhado?] (usa-se o brainstorming nessa etapa)
3- Priorização dos riscos [Qual a gravidade do risco? Qual o impacto que ele terá?]
4- Qualitação dos riscos [Com que frequencia ele ocorre?]
5- Criação de controles [Controla-se o risco]
6- Monitoramento [O risco está sendo realmente controlado?]

É uma empreitada longa e árdua, e eu estou tão disposto a enfrentar! Não poderia começar essa série de outro jeito.

Portanto, é convidando os colegas de blog que inicia-se então a série "Diario de um estagiario".

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia