quinta-feira, 16 de junho de 2011

UMA MOEDA ÚNICA



Navegando pela internet da vida, me deparei com algo que me chamou a atenção (e me fez tremer as pernas).

Em um mundo em que praticamente tudo está se tornando virtual, o capital não poderia ser diferente.Algo desse tipo é frequente quando falamos de jogos online. Mas até então, sempre tivemos pontos e dinheiro específico para cada sistema utilizado.

Creio que aqui seria melhor firmar a diferença entre "dinheiro online" e "dinheiro virtual".

Dinheiro online - Todo valor que tem sua entrada física, ou seja, tem valor tanto no mundo virtual quanto no real. O valor no mundo virtual é somente um reflexo de uma transação real de liquidez. Exemplo: você recebe seu salário automaticamente na sua conta, e você paga todas as suas contas online. O que restou, você deixa na poupança ou habilita a função de investimento. Todas as compras são feitas com cartão, logo, o débito se torna automático na sua conta. Você não carrega o dinheiro consigo. Todo o valor é controlado (no caso do Real) pelo Banco Central.

Dinheiro virtual - Esse conceito seria associado mais como a criação de uma nova moeda. Com o dinheiro real, compra-se créditos para serem usados em determinados serviços que por predominância terão retorno somente virtual.

É somente após essa avaliação que eu coloco em questão a recente utilização do dinheiro virtual para compras online.

Usarei a partir daqui o exemplo do "Bitcoin", que após a crise de 2008, assumiu o objetivo de se firmar como uma "moeda sem fronteiras", ou seja, sem as mãos maquiavélicas de um sistema de gerenciamento (com o exemplo do Banco Central).

O "Bit" vem do "Bittorrent", uma rede ponto a ponto (P2P), sem um ponto central, em que invariavelmente cada usuário tem o mesmo valor (sem o uso de câmbio).

Para garantir a segurança dos dados, o Bitcoin usa uma complexa rede esquemática de criptografia matemática.

Segundo a matéria do site do G1, Amir Taaki e Donald Norman da Bitcoin Consultancy (uma organização destinada a promover o uso de Bitcoin fora dos círculos de especialistas em tecnologia) contam que as Bitcoins (BTC em abreviação) já podem ser compradas e trocadas em algumas organizações de câmbio.

Existe inclusive, um site para avaliação das BTC no mercado: http://bitcoinwatch.com/

Tem se a ideia de que o ideal é que pessoas ofereçam serviços e produtos legítimos e aceitem Bitcoins como pagamento, para depois trocar pela moeda padrão do seu país ou comprar outros serviços e produtos com o Bitcoin, criando essencialmente uma economia de Bitcoins.

Lógico que sempre existem os "espíritos de porco". E sabendo disso, iniciou-se uma onda de compra de drogas online. Por meio de um mercado negro chamado Silk Road, os participantes podem comprar qualquer droga e até sementes anonimamente.

Mas devemos ter em mente que o real objetivo da moeda não é esse.

Devo acrescentar também que assim como Omar Kaminski (advogado especialista em direito de informática) afirmou:

"Ele (o capital virtual) tem valor até deixar de ter valor".

Ou seja, ele precisa ser aceito por organizações dispostas a trocar BTC's por outras moedas, ou haver grande quantidade de produtos ou serviços disponíveis para pagamento via BTC.

Pode não seu o BTC, mas está mais que clara a ideia de uma implantação (mesmo que forçada) de uma moeda global. Quero deixar claro aqui que essa idéia não vem de agora. A ONU sempre expôs sua intenção de criar uma moeda comum.Se esse fosse o caso, em que possivelmente resultaria essa ação?

Creio que acarretaria no enfraquecimento quase que instantâneo de algumas moedas. Dando atenção principalmente para o dólar e para o DES, sendo essa última a moeda adotada como uma espécie de "padrão de referência" pelo FMI.

Falando nisso, o próprio FMI teria um papel importante, controlando a conversão cambial inicial necessária para completar a primeira fase de inserção do novo sistema.

Seria ótimo se a utilização de uma moeda global tivesse um pontapé inicial por parte dos países que participam do FMI.Antes isso do que uma moeda virtual e viral tomar conta, sendo adotada como padrão de comércio sem controle algum.

De qualquer forma, estamos caminhando lentamente para uma possível Torre de Babel monetária.

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Um comentário:

  1. Realmente, essa é uma questão a ser estudada. Faz tempo que estuda-se o fato de se ter uma moeda global, e isso seria bem efetivo até para pagamento da dívida externa do Brasil, mas é muito dificil de se chegar a um consenso para que todos os paises fiquem satisfeitos. Mas concordo com voce Yuri, antes um sistema oficial que uma moeda "online" e sem controle.

    Marcus

    ResponderExcluir

Frase do dia