segunda-feira, 27 de junho de 2011

O USO DA CRÍTICA: 1/4




Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela minha ausência no blog, pois estava doente.

Agora...

Aproveito a minha volta para deixar clara a importância da visão crítica e positiva no ambiente profissional. Não basta somente ter uma opinião. Você tem de saber bem do que está falando. Você precisa defender a sua ideia, e porque não, tentar convencer outras pessoas a segui-la?

Assisti a uma TED, em que o palestrante (o qual eu não me lembro o nome agora) falava sobre a importância de se ter uma ideia baseada em opiniões críticas e bem fundamentadas, e a necessidade de despertar o interesse de outras pessoas para seguir essa ideia e leva-la adiante.

Uma coisa que me impressionou, por ser verdade e ser de simples compreensão, é quanto ao método com que isso pode ser feito. Segundo o palestrante, você não precisa de uma legião de pessoas para que sua ideia seja aceita, basta você ter algumas pessoas que se comprometam e se importem realmente com a ideia.

Partindo desse ponto, podemos concluir que... Por efeito de coletividade e conectividade dessas pessoas que partilham a sua causa... Invariavelmente elas vão levar essa mesma ideia para outras pessoas, e tenhamos em mente que algumas delas certamente também se comprometerão.

Quando a ideia passa a ser disseminada dessa maneira, e por pessoas que realmente sabem o que falam e verdadeiramente dão atenção ao que se esta sendo dito ou praticado, aí sim você tem uma ideia de peso.
Lógico, pessoas não são iguais. Elas pensam diferentes. Elas não aceitam ou não concordam com ideias. Isso é obvio, mas e as que aceitam? Não poderiam elas influenciar positivamente outras pessoas? Ou mesmo pessoas que anteriormente não aderiram a ideia, e apos ver um outro ponto de vista apontado por um terceiro, repensam e acabam mudando de opinião?

É extremamente saudável também para a empresa, quando consegue-se disseminar uma ideia ou cultura entre os seus funcionários. O princípio é o mesmo. Os funcionários realmente se importam com a causa da empresa em que estão trabalhando, ou estão la só pra ganhar seu dinheiro?

Os funcionários sabem realmente qual a missão e qual o objetivo da empresa em que estão? A empresa os têm?

Quão maravilhoso seria se todos na empresa X se importassem realmente com isso. Bom. Nada é tão maravilhoso, e cada individuo tem seu próprio interesse, podendo esse concordar ou não com a cultura da empresa em que trabalha.

Volto a falar de visão crítica nesse ponto, pois nada melhor que uma auto-crítica para começar.

Vou dividir o meu post em quatro partes, para não cansar a leitura, e principalmente, para deixar tempo hábil para os leitores que se importam realizarem o exercício.

Para ajudar, deixarei algumas perguntas de "Start":

- "Sua empresa tem um objetivo, você REALMENTE se importa?"

- "Você tem seus próprios objetivos?"

- "O que é importante para você?"



Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia