sexta-feira, 3 de junho de 2011

AMBIENTE DE TRABALHO - SUA SEGUNDA CASA



Hoje venho para falar de algo que sempre influenciou e muito na qualidade do meu trabalho: O Ambiente de trabalho.

Começo dando honras à primeira coisa que me vem na cabeça quando eu penso em ambiente: No site Cogumelo Louco podemos ter uma ideia do ambiente em que os contratados pelo Facebook trabalham.

Renato Grinberg, diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com.br, em entrevista para a editora abril, cita os 10 principais erros no ambiente de trabalho, e agora eu em seguida faço uns comentarios:

1- Chegar atrasado (só quem já foi vítima sabe: deixe que se torne rotineiro, e fica difícil de tirar a fama de "atrasão", seja cinco minutos ou cinco horas.)

2- Mentir (em casos de entrevista como se faz? Ele não deixou claro, mas convenhamos que uma mentira, seja ela com qual intuito for, causa serios estragos na sua imagem.)

3- Não respeitar hierarquia (se reportar à Fulano porque parece mais experiente, mesmo sendo de um cargo inferior, ou então pular todos os superiores intermediarios e se reportar diretamente ao diretor nunca foi e nunca será uma atitude que lhe renderá amigos.)

4- Pouca flexibilidade (Todos temos problemas, mas da mesma forma que não gostamos de levar problemas do trabalho para casa, podemos evitar levar os de casa para o trabalho não?)

5- Uso abusivo da internet e redes de relacionamento (Vivemos em um mundo que esta conectado a todo segundo, mas quando o limite do uso da internet é ultrapassado e começa a interferir na produtividade...)

6- Conversas paralelas durante o expediente (Ninguem é uma máquina que fica calada o tempo todo somente trabalhando, mas convenhamos... Quem conseguiria trabalhar com o colega ao lado gritando para uma outra pessoa como que foi o seu último final de semana? Não dá né?)

7- Usar o telefone da empresa para conversas pessoais (Uma coisa que deveria ser regra para toda empresa: O que é da empresa somente para serviços da empresa, e o que é pessoal somente de uso pessoal. Acho que isso ja reduziria muitos problemas nesse tópico)

8- Brincar fora de hora (Contar uma piadinha rimando com o crescimento da empresa na reunião de definição de metas anual da empresa não é boa idéia... Atrapalha o rumo e o foco da conversa.)

9- Não saber trabalhar em equipe (Prender serviço, não ensinar parte do serviço para o colega, dificultar a comunicação entre membros da equipe... É preciso ver a empresa como um todo. Sem comunicação, hoje em dia não há trabalho de qualidade.)

10- Não respeitar os colegas de trabalho (Vamos imaginar a seguinte situação: O dia tem 24 horas. Trabalha em média 8 horas. Somando o tempo de ida e vinda do trabalho o tempo em que voce levanta e se arruma, 11 horas. Supondo que voce durma 8 horas, resta a voce 5 horas vagas no seu dia mais ou menos. Imagine que a pessoa que vive com voce te desrespeite... Chato não? agora imagine isso no seu trabalho, que querendo ou não é onde voce passa mais tempo?)


Visto isso, me sinto na obrigação de dizer que esses não são os unicos fatores que interferem no ambiente de trabalho. Um ambiente bem iluminado, arejado, com algumas plantas e pessoas animadas e motivadas também fz a diferença. Poucas pessoas tem ideia do poder destrutivo que uma pessoa de mau humor tem em um ambiente, assim como a motivação que alguem de bem com a vida e satisfeita com o trabalho pode irradiar.

Não precisamos ter um ambiente "estilo Facebook" em cada empresa, mas garanto que pode-se sim deixar qualquer ambiente mais agradável, mesmo ele sendo empresarial. Aqui segue-se um otimo exemplo.

Deixo aqui para finalizar, a minha lista de práticas que podem ajudar a tornar o seu ambiente de trabalho mais agradável, e todas as atitudes dependem somente de você! Funcionou comigo, espero que funcione com voce tambem.

1- Adiante o seu relógio 13 minutos. (pequenos atrasos sempre ocorrem, antecipe-se, e se for se atrasar invariavelmente, ligue para a empresa avisando.)

2- Sempre, sempre mantenha uma relação boa com o seu superior direto, e informe a ele dos seus objetivos a curto e longo prazo. (Sempre que tiver que mudar, informe novamente. Seja por email ou conversa informal, pois assim ele poderá te ajudar na conquista dos seus objetivos.)

3- Mantenha o uso de internet e redes sociais somente na hora do almoço ou intervalos, e deixe as "entradas periodicas" durante o expediente para os sites de informação. (caso não aguente e queira entrar em redes sociais, faça de preferencia do seu celular pessoal.)

4- Se precisar falar com alguem de contato pessoal, prefira mandar SMS. (Pois não incomoda os outros, demora menos tempo, o assunto é tratado mais diretamente, é mais barato e de quebra voce ainda mantem sigilo do seu assunto. Quer coisa melhor? Só não faça essa pratica virar um bate-papo...)

5- Dê sempre Feedback positivo para todas as atividades. (Quem não gosta de receber elogio? Quem não se sente renovado após uma sessão de incentivo? Todos erramos e temos que aceitar que outros errem também, mas do que adianta criticar? Reconheça os pontos fortes da pessoa, e procure canalizar esses mesmos pontos para uma atitude que impeça uma repetição do erro.)

6- Seja transparente. (Se der pra fazer, faça. Se não der, não tenha vergonha de admitir que não consegue, ou de pedir ajuda.)

7- Faça pausas regulares. (Tipo de uma em uma hora. Tome um cafezinho, dê uma conferida no mural de anúncios da empresa, só não fique de conversa pelos corredores.)

8- Cumprimente a todos, sempre. (Desde a sua chegada na empresa, até a hora de ir embora. É muito incômodo olhar para alguem, saber que aquela pessoa está trabalhando ao seu lado todos os dias, e nunca lhe dirigir a palavra.)

9- Evite fofocas. (Procure nao comentar sobre outras pessoas no trabalho. Se vierem comentar de alguem para voce, troque de assunto rapidamente, mas sem ser grosso, apenas demonstre interesse por um outro assunto.)

10- Hora de ficar em casa é hora de ficar em casa. (Não adianta levar trabalho para casa. Acontecem uma serie de coisas que voce não tera o mesmo rendimento, e só vai levar mais cansaço para o dia seguinte. Passar horas agradáveis com a família e amigos ajuda e muito no próprio trabalho, acredite.)

Sei que existem muitas outras atitudes que poderiam ser ditas, mas essas são as principais que eu procuro por em pratica.


Muito obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro







referencia: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/os-principais-erros-no-ambiente-de-trabalho-19042010-39.shl

6 comentários:

  1. Ótimo post! Isso se aplica a empresas pequenas, médias, grandes, nacionais, multinacionais. Qualquer profissional que quer agregar valor a sua imagem profissional deve seguir essas dicas!

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  2. Belo post meu caro!

    Voce se incomodaria se trocassemos email para outras dicas? Garanto que voce podera me ajudar muito!

    Obrigado, César

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  3. Ola Yuri, gostaria de saber se posso usar em uma aula minha?

    Aristófanes

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  4. Pode sem problemas. Quer que eu faça um PDF pra voce? Temos um padrão de divulgação, mais bonito que uma impressão de pagina de internet. Se interessar, mande email para o site que eu respondo com o arquivo em anexo.

    Obrigado.

    Equipe Administração Participativa

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  5. Parabéns,
    material bem elaborado; dicas práticas e úteis no cotidiano...
    posso utilizar o texto em uma palestra?

    att.
    Gerson

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    Respostas
    1. Gerson, desculpe a demora para a resposta.

      Essa postagem é referenciada de um outro site. Internet é um lugar livre em que se pode compartilhar qualquer tipo de conteudo, e é de bom grado citar as fontes. Sinta-se a vontade!

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