terça-feira, 5 de abril de 2011

QUEM INCENTIVA OS LÍDERES?





Muito se fala e se cobra por parte dos líderes uma postura a fim de incentivar os subordinados. Hoje venho levantar a seguinte questão: Quem incentiva os líderes?


A resposta mais óbvia nessa questão seria "um líder acima dele". Mas será que é mesmo assim que funciona?


Pegarei um exemplo que ao meu ver representa muito bem o que eu quero dizer: Uma central de telemarketing.


Vamos analisar de forma rápida:


Começamos pelos operadores. Trabalho sem dúvida estressante, massivo, e contínuo. Seu objetivo é, dentre muitos, atender os clientes da melhor forma e mais rápida possível, de preferência sem quebrar nada.


O dia a dia do trabalho consiste em contínuas cobranças, tendo como incentivo uma comissão calculada em cima de sua eficiência. O coordenador, que é o cargo acima, tem a função de manter a produtividade desses operadores, uma vez que a sua comissão é calculada em cima da produtividade de seus subordinados.


Esse incentivo por parte dos coordenadores é feito por meio de ajudas em horas difíceis e eventuais "campanhas".


Até esse ponto, como é facilmente visto, o incentivo é meramente o capital. Condições favoráveis ao trabalho e uma carga horária compatível ao meu ver não são incentivos, e sim uma necessidade higiênica nesse caso.


Enfim, acima dele temos o gerente de carteira, cuja função básica é acompanhar uma carteira inteira, e tem o incentivo de sua comissão por base no desempenho da carteira.


Acima disso, temos as pessoas que eu quero chegar. Isso mesmo, a alta administração. Eles também são "gente como agente", e de vez enquando precisam de incentivos como qualquer ser humano.


Onde eles buscam referência? Não podemos dizer que é nos resultados da empresa, porque isso é meramente o esperado.


Acredito que a experiência acaba por retirar você do mundo de "incentivos" ao trabalho e o coloca em uma posição somente de incentivador.


O incentivo para essas pessoas vem da realização de seus funcionários, ou ao menos esse seria o certo.


Hoje somente essa reflexão, eu aguardo opiniões!


PARTICIPE!!!!




Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia