sábado, 5 de março de 2011

ÉPOCA NEGÓCIOS - A GERAÇÃO "C"




Depois da tão comentada e criticada geração "Y" (o qual muitos dos leitores fazem parte, e eu tambem), a chamada geração "C"

As pessoas que estão nessa categoria são as que nasceram depois de 1990 e tiveram sua adolescencia a partir de 2000.

Porque geração C? Porque os jovens dessa categoria são sempre conectados, são comunicativos e computadorizados.

Essa geração será a primeira a nunca ter vivido antes da era da internet. Praticamente todos eles têm computadores, e participam ativamente de redes sociais e sistemas de mensagens instantaneas.

É pessoas do "Y" e demais classificações... Não fiquem tristes... Vamos aos fatos que gostamos de ouvir desses "burgueses da tecnologia":


- Esses jovens de 1990 vivem mais tempo na casa dos pais que qualquer outra geração anterior.

- Os contatos sociais são feitos na grande maioria pela internet (chore pelo peão que gostaria de dar aos seu filho papai... e vovô, descarte a ideia de ensina-lo a soltar pipa).

- Steve jobs.... Escravize essas mentes fracas!

Falando sério agora...

Segundo a Booz & Company ( a empresa que fez os estudos relacionados), alguns fatores muito importantes serão tendências nos próximos anos:

24 por 7 -  Estar conectado 24 horas por dia, sete dias por semana será a regra em 2020. Será, na realidade, um pré-requisito para participar da vida em sociedade. Atualmente, há 4,6 bilhões de usuários de celulares no mundo, 67% da população total, e 1,7 bilhão de usuários de internet. Em 2020, o número de pessoas usando a telefonia móvel alcançará 6 bilhões, quase 80% do globo, e 4,7 bilhões acessarão a web, principalmente por meio de dispositivos móveis. Com a conectividade a todo momento, a vida profissional e pessoal das pessoas se misturarão

Animal social - Graças à popularidade das redes sociais e colaborativas, o universo de relações interpessoais continuará a crescer. Seu grupo de amigos online incluirá amigos de amigos e anônimos com os mesmos interesses. Na média, um indivíduo, em 2020, terá de 200 a 300 contatos na internet. Até mesmo com a família, a necessidade de proximidade física será reduzida pela maior interação digital

Informação digital - O consumo de informações por meios digitais deverá crescer drasticamente. O internauta poderá escolher sobre o que quer se informar e sobre como quer se informar

Privacidade - É provável que as preocupações em relação à privacidade também diminuam conforme as pessoas percebam os benefícios da transparência na web. O uso das redes sociais irá cada vez mais determinar os padrões de consumo. O marketing viral se tornará essencial para o sucesso comercial de um produto.

Conectividade - A geração C será capaz de acessar a sua vida digital de todos os lugares a partir de uma série de plataformas e interfaces, já que viverá em um mundo interconectado onde os dados serão armazenados virtualmente

Geração C no trabalho - A digitalização generalizada também alterará profundamente os negócios. Haverá uma virtualização das organizações. Conforme essas transformações forem chegando às companhias, a vida corporativa irá se afastar das estruturas hierárquicas tradicionais. Os trabalhadores, misturando assuntos pessoais e profissionais ao longo do dia, irão se organizar em comunidades de interesses mútuos. Em 2020, mais da metade dos funcionários das grandes empresas trabalharão em projetos virtuais, o que aumentará o intercâmbio entre trabalhadores de várias partes do mundo. Com a sofisticação das comunicações, no entanto, o número de viagens de negócios deve cair

Mudanças por setor - A entrada da geração C no mercado de trabalho irá transformar as principais indústrias. A Booz & Company apresenta oportunidades e desafios para alguns setores da economia:

- Telecomunicações - A demanda por acesso universal à banda larga será forte. Como conseqüência, as operadoras que quiserem aproveitar para crescer oferecendo serviços que dependam do acesso à internet terão que apoiar os esforços para a construção da infraestrutura necessária. Parte significativa da população nos mercados emergentes ainda está desconectada e as empresas devem aproveitar para se expandir nesses mercados
- Saúde - As informações sobre médicos, hospitais, tratamentos e custos irão invadir a internet. Com isso, o consumidor irá ganhar mais poder. Serviços online de aconselhamento médico devem ganhar força. A maior conectividade também irá impulsionar diagnósticos eletrônicos, ajudando a reduzir os custos. A personalização da medicina irá criar novos modelos de planos de saúde

- Varejo - O varejo terá seu universo online e offline integrados. A realidade aumentada de produtos deve se tornar mais presente. Resenhas na internet se tornarão armas cada vez mais importantes e perigosas. As redes sociais também se tornarão críticas na busca pelos clientes
- Turismo - Esse mercado também será profundamente afetado. As viagens de negócios irão declinar bastante. No segmento de lazer, os intermediários perderão espaço e críticas online se tornarão cada vez mais relevantes para o planejamento de viagens, o que levará a passeios mais personalizados.

Cada geração tem as suas qualidades e defeitos. Vamos nos preparar para receber essa nova geração, que digo enfim, nem é tão diferente assim da nossa "Y".


Yuri Oliveira Carneiro

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