quarta-feira, 30 de março de 2011

BUSINESSWEEK - MADE IN USA GIVES SMALL BUSINESS AN EDGE



Uma reportagem muito interessante vista no businessweek.com, escrita por Nick Leiber, vem com o título: "Made in USA Gives Small Business an Edge" (traduz se para o português mais ou menos: "Feito nos EUA” dá um pequeno espaço [no mercado] para pequenas empresas).
Me desculpe se peco na tradução, mas a idéia pelo que eu entendi é essa.
Na sua reportagem, Nick comenta que devido aos crescentes encargos de transporte marítimo da Ásia, muitas pequenas fabricantes de roupas estão preferindo manter suas operações apenas em território nacional (no caso, os EUA).

O autor segue com um típico exemplo americano: "Com a primavera chegando, o técnico do time de rugby masculino da Faculdade Dartmounth, Alec Magleby não quer arriscar esperar as próximas 8 semanas que os seus dois fornecedores demoram para entregar seus shorts, camisetas e casacos de suas fabricas na Ásia. Então em fevereiro ele foi à Boathouse Sports, uma fabrica da Filadélfia que prometia fornecer os mesmos produtos em 4 semanas, e pelo mesmo preço.

Tanto a Boathouse quanto tantas outras fabricas de roupas que contrariaram a tendência de "offshore" estão aproveitando a onda do crescimento de custos com mão-de-obra e transporte vindos da Ásia. No mercado paralelo, a produção doméstica caiu de 41% no final dos anos 90 para apenas 3% em 2008, de acordo com os dados mais recentes do governo.
Além disso tudo, temos o problema da qualidade. Imagine você, sendo o responsável de compras de uma empresa, e você resolve comprar um produto da China. Não necessariamente roupas, pode ser qualquer objeto. Você espera 8 semanas (o que em questão de negócios é uma eternidade), e no final você recebe uma entrega com 70% da mercadoria com defeito.

Como se controla a qualidade de um produto importado? Lógico, você pode se precaver e pedir uma embalagem melhor, com os produtos melhor acomodados, mas mesmo assim, isso gera um custo adicional.

Mesmo assim, para muitas empresas, compensa ainda você mandar fazer um produto na China por exemplo, esperar eles fabricarem todo o pedido, esperar mais 8 semanas (sendo esse o período médio de recebimento de mercadoria, quando não temos problemas de "engarrafamento" nos portos brasileiros), passar por toda a burocracia da Aduana brasileira, transportar isso até a sua empresa, e ainda contar com perdas.

Não seria obviamente mais fácil manter todo o processo em território nacional, onde seria muito mais rápido e de fácil controle? Mas não. Os impostos em cima dos produtos são tantos, que precisamos inventar mil e uma manobras para baratear um produto (e mesmo assim saindo por um preço salgado).

Precisamos rever nossos conceitos. Precisamos redefinir o que realmente decidimos como prioridade nos dias de hoje. Não deve ser tão difícil assim pro Brasil acertar esses detalhes e fazer a maquina de produção brasileira trabalhar a pleno vapor.

Obrigado Nick, pela sua avaliação certeira. Sucesso.

Caso queira conferir a reportagem na íntegra, segue link: BUSINESSWEEK.COM

Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia