sábado, 26 de fevereiro de 2011

ADMINISTRAÇÃO - TED'S




Como post de final de semana, escolhi escrever sobre as TED's. Isso mesmo que você leu.

Se de antemão vocês forem procurar na internet, vão encontrar como definição um tipo de operação de transferência de valores, mas as TED's que estamos falando aqui é bem diferente.

TED do inglês Technology Entertainment and design são conferências realizadas periodicamente, em que expõem-se idéias inspiradoras, e já foi apresentada por personalidades de peso como Bill Gates, Al Gore, Steve Jobs, Bill Clinton, os fundadores do Google Larry Page e Sergey brin e tantos outros - Alguns vários ganhadores de prêmios nobel diga-se de passagem - .

As TED's são famosas por ter na sua essência palestras curtas e objetivas, mas sempre com mensagens inovadoras e inspiradoras.

Essa prática começou em 1984, com reuniões esporádicas. Passou-se a fazer-se anualmente somente a partir de 1990, que desde então acontece em vários lugares do mundo, para facilitar a disseminação das idéias.

É sob a ideologia "Ideas Worth Spreading" (Idéias que valem a pena espalhar), que atualmente, é disponibilizado na internet, TODAS as palestras gratuitamente. E até 2010, as palestras tiveram mais de 290 milhões de visitas.

Uma das várias coisas que me chamaram a atenção, foi o "sistema de recompensas". Entre os anos de 2005 e 2009, foram entregues três prêmios equivalentes a 100 milhões de dólares para ajudar os vencedores escolhidos a realizar um desejo de mudar o mundo. A partir de 2010, com uma modificação e reformulação dos processos, passa-se então a ser escolhido somente um ganhador, e essa pessoa irá agir junto ao TED (idealizada pela Fundação Sapling) para realizar o desejo do ganhador. Esse desejo é revelado pelo ganhador durante a conferência anual principal.

A declaração de missão da TED começa da seguinte forma:

"Nós acreditamos apaixonadamente no poder das idéias para mudar atitudes, vidas, e finalmente o mundo. Então, estamos construindo aqui um centro que oferece o conhecimento livre e a inspiração dos pensadores mais inspirados do mundo, e também uma comunidade de almas curiosas para se envolverem com idéias e com outros."


Me impressiona o fato de poucas pessoas sequer terem conhecimento disso, sendo que voce pode acesso livre pelo site, ou até pelo ITunes e Youtube.

Eu recomendo qualquer um assistir a pelo menos uma (ideal seria assistir a todas). Seguem os links!

Wikipedia, para referência: http://en.wikipedia.org/wiki/TED_(conference)

Youtube, para assistir com legendas em português: http://www.youtube.com/user/TedTalksPortugues

Site da TED: http://www.ted.com/


Yuri Oliveira Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia