sábado, 26 de fevereiro de 2011

ADMINISTRAÇÃO - SÍMBOLOS E CORES





Sempre fui vítima de uma dúvida, e agora que eu consegui finalmente acabar com ela, gostaria de repartir e divulgar com outras pessoas mais.

Eu sempre ficava admirando o símbolo do curso de administração e ficava pensando: "que raios isso significa?". comecei a perceber que muita gente faz administração, e assim como eu, não faziam ideia do que significava o símbolo.

Após uma pesquisa meio trabalhosa na internet (sim, porque sempre é bom conferir a veracidade das informações), deixo disponibilizado aqui tudo o que eu consegui quanto ao assunto.

Espero que seja de bom uso!



Histórico de como surgiu o Símbolo do Administrador

O simbolo do administrador surgiu através de um concurso nacional promovido pelo conselho Federal de Administração em 1979. Para compor o corpo de jurados foram convidados personalidades relacionadas às artes gráficas, como o industrial José E. Mindlin, o especialista em heráldica Adm. Rui Vieira da Cunha, o grafista Adm. Zélio Alves Pinto, o arquiteto Alexandre Wollner, além dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Administração do Rio de Janeiro e de São Paulo, Adm. Antônio José de Pinho e Adm. Roberto Carvalho Cardoso, e do Conselheiro Federal Arlindo BragaSenna.

Foram recebidas trezentas e nove sugestões,vindas de quase todos os Estados brasileiros. Estes trabalhos foram analisados por sete membros do júri e teve como primeiro resultado a seleção de 40 (quarenta) trabalhos para serem escolhidos na segunda fase de julgamento. No dia 9 de abril de 1980, em Brasília/DF, foram selecionados 10 (dez) trabalhos para uma segunda fase de julgamento. A escolha final, dificílima, devido às linguagens gráficas distintas e oriundas das diversas regiões do país, finalmente legitimou o símbolo já bastante conhecido, que representa em todo o território nacional a profissão do Administrador.

O trabalho escolhido foi apresentado por um grupo de Curitiba, denominado "Oficina de Criação".

O símbolo escolhido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação pelos seus autores:

"A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria".
Para Goethe o que está dentro (idéia), está também fora (forma).

O SÍMBOLO DA PROFISSÃO

O Símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores:




O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.

"Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum".

"O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)".



"As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro)".



"As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas.


O ANEL E A PEDRA DO ADMINISTRADOR

A pedra do Administrador é a sua safira azul-escuro, cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas.

Com fundamento no símbolo, o anel do Administrador deverá ter no lado esquerdo o hexágono como símbolo científico, podendo receber no seu interior o logotipo da faculdade em que se formou o Administrador e, no lado direito, o quadrado contendo no seu interior todos os sinais básicos usados no fluxograma.


O JURAMENTO
"Prometo dignificar minha profissão consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria. "


Observação: A Resolução Normativa que padroniza o Juramento é a R.N. nº 201 de 19/12/1997, publicada no D.O.U. no dia 27/01/98.


Yuri Oliveira Carneiro

14 comentários:

  1. PARABÉNS ADOREI E TIREI MINHAS DÚVIDAS, POIS CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E FIQUEI ATORDOADA NA HORA DE FABRICAR-MOS A NOSSA FARDA.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explanação do texto, pois sou mãe de formanda e estava na duvida da cor da pedra de seu anel de formatura que pretendo mandar fazer.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante, mas uma dúvida continua, por que não tem um mascote que representa a administração?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por sua preocupação, sua cumplicidade com a informação. Sou grato por você. Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas informações,tirou minhas dúvidas com relação a cor da pedra do anel

    ResponderExcluir
  7. Fiz curso técnico em adm e não conhecia o símbolo. Sabia apenas se tratar de um hexágono. Os lados significariam seis elementos da adm: planejamento, organização, o terceiro não lembro, comando coordenação e controle.

    A figura do hexágono tbm remeteria a estrutura das colméias de abelhas, a eximia capacidade de organização desses animais tbm seria um dos elementos que o ligariam o hexágono a adm.

    Alguem tem alguma informação a respeito?
    Fiz esse curso há 30 anos atrás.

    ResponderExcluir
  8. Incrivel! Vc é demais, esse blog é um espetaculo, estou me divertindo mt aq.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os seis lados do hexagono significam: prever, planejar, organizar, executar, conferir e corrigir eventuais desvios. Sou formado em administracao pela Faculdede de Ciências Administrativas de Barra Mansa/RJ em 1976.

      Excluir
  9. Quais os desenhos simbólicos poderia usar na fabricação de.camisetas para iniciantes do curso?

    ResponderExcluir

Frase do dia