terça-feira, 20 de dezembro de 2011

[INFOSHOT] - 5 PREVISÕES DA IBM PARA OS PRÓXIMOS 5 ANOS


Boa tarde pessoal!

Gostei muito dessa matéria publicada pela Info sobre as previsões da IBM para os próximos anos.

A IBM desde 2005 publica anualmente uma lista com ideias que podem sair do papel para a realidade nos seguintes.

A lista desse ano já foi divulgada e traz 5 previsões que podem mudar nossas vidas em várias áreas.

Confiram:

1 – Será possível abastecer a casa com energia criada por você mesmo
Como? Bom, de acordo com a IBM absolutamente tudo que se move tem o potencial de gerar energia, desde o tênis que é usado em exercícios físicos até a água que passa pelo encanamento da casa. Ainda de acordo com a empresa, avanços na área de energias renováveis vão poder, em breve, ajudá-lo a coletar toda a energia criada por tais canais, por exemplo, para abastecer casas, escritórios e até cidades.
2 – Esqueça estratégias para criar senhas invioláveis
Todo mundo sabe que impressões digitais, por exemplo, são “pessoais e intransferíveis”. No futuro, a construção biológica de uma pessoa será a maneira mais segura de proteger a sua segurança e privacidade na web. A senha de email vai deixar de a manjada data de nascimento do animal de estimação e vai passar a ser a estrutura da íris, por exemplo, ou mesmo a composição do seu DNA.
3 – Ler a mente de outra pessoa deixa de ser ficção científica
Para a IBM, em cinco anos o mundo vai começar a conhecer maneiras que tornam possível ler o que se passa na cabeça dos seres humanos. Uma tecnologia como essa vai fazer com que a medicina tenha acesso ao enigmático cérebro dos portadores de autismo, por exemplo. A IBM já está estudando maneiras de conectar o cérebro humano a gadgets eletrônicos em geral. Quem sabe no futuro, o processo de digitar um texto seja realizado pela transmissão do que se quer escrever diretamente para o computador.
4 – Tecnologias móveis vão ajudar a diminuir diferenças sociais
A riqueza de um país também é medida pelo nível de acesso a informação que seu povo tem. A massificação das tecnologias móveis vai tornar conhecimento e informações ainda mais acessíveis para todas as camadas sociais de um país.
Um exemplo é o Brasil. Aqui, o preço que se paga por smartphones e notebooks é cada vez mais baixo, fato que impulsiona a aproximação entre povo e tais tecnologias. E, de acordo com a previsão da IBM, em cinco anos, 80% da população mundial terá um aparelho móvel conectado a internet em mãos.
5 – Spam deixa o ostracismo da lixeira eletrônica e vira prioridade
Em 5 anos, será possível filtrar automaticamente todos os e-mails recebidos, spam inclusive, a fim de encontrar as mensagens que contém informações importantes. Pode ser o fim da correria pelo ingresso de um show, por exemplo. Se o smartphone detectar que a banda favorita do seu dono vem à cidade, poderá reservar ingressos em seu nome. Os gadgets vão conhecer afundo a personalidade do usuário e ainda terão o aval para agir em seu nome.
Será possível mesmo? O que você acha?

Lista publicada pela Info Online, disponível aqui.

Abraços,

Daniele Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia