quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Lado Negro da Geração Y


Ok, a maioria do blog faz parte da geração Y, você leitor já viu várias e varias vezes a tietagem feita por membros do blog por essa geração (a qual eu também faço parte), mas veja você, nada nunca é um mar de rosas.

DESCREVENDO O LADO NEGRO

De 1980 a 1990, A geração Y tem dominado todo o foco das pesquisas e levantamentos, e não é a toa. É inegável a transformação no método de trabalho e na forma de liderança imposta pela geração.

Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono familiar das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. Crescemos vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas

Os amados e temidos Y's, acostumados a conseguirem o que querem a qualquer custo e altamente influenciados por valores, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de última geração, os chamados 'smartphones' (telefones inteligentes), para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores, representando assim um público ávido por inovações.

Procuramos conciliar a vida pessoal com a profissional, mas em turnos... Com extrema atenção ao trabalho, seguida de extrema atenção a vida pessoal e assim por diante. Somos carentes de feedback SIM, porem com o pretexto de trazer um retorno de melhor qualidade.


Nascidos numa época de pós-utopias e modificação de visões políticas e existenciais, a chamada Geração Y cresceu em meio a um crescente individualismo e extremada competição. Não são jovens que, em geral, têm a mesma consciência política das gerações da época contracultural. E também, como as informações aparecem numa progressão geométrica e circulam a uma velocidade e tempo jamais vistos antes, o conhecimento parece que tende a ficar cada vez mais superficial.
Em contrapartida, e por razões que nos nossos tempos parecem óbvias, a chamada Geração Y tem sido mais preocupada com o meio ambiente que as gerações precedentes, o que revela um contraponto ao individualismo empedernido.

Eles já foram acusados de tudo: distraídos, superficiais e até egoístas. Mas se preocupam com o ambiente, têm fortes valores morais e estão prontos para mudar o mundo.

Segundo pesquisadora do Hay Group, 20% dos jovens com menos de 30 anos que trabalham nas empresas brasileiras já ocupam cargos de liderança.


AS FORÇAS DO LADO NEGRO

Segue uma tabela que representa bem a geração (retirada da VOCE RH)

    
CaracterísticasPonto fortesPontos frágeis
Rapidez, muita energiaSão muito ágeisPodem parecer superficiais
Fazem N coisas simultaneamenteAproveitam melhor do tempoDesordem, esquecimento
São preocupados com eles mesmosAuto-responsabilidadesEm desequilíbrio, ficam egoístas
AbertosEnsinam, aprendem, se divertemEm desequilíbrio, ficam suscetível
Sabem o que queremFocados, criativos, Intensos, fortesEm desequilíbrio, revoltam-se
Acreditam que PODEMImpulsivos, constroem maravilhasÀs vezes acabam faltando com o respeito
Buscam dar sentido às coisasIntegram-se, contribuemContestam/Revoltam-se
CuriososAprendem maisAcessam coisas sem maturidade
Querem desafiosAuto-superarão, progressoEm desequilíbrio, degradação
Hábeis com ferramentas virtuais Conectados, ágeis, informadosPodem se viciar
Tem gosto pelo saber, pela verdadeVerdadeiros, objetivosAfrontam quem não sabe/mente
Tem grande sensibilidadePercepção/intuição aguçadaEm desequilíbrio, frágeis, suscetíveis
Tem senso de igualdadeDestemidos, abertos, ousadosDesrespeitam a hierarquia
Foco no resultadoBuscam resultados rápidosEm desequilíbrio, buscam meios ilícitos




UMA AULA DE GERAÇÕES


Geração Y:  também chamada de Geração Next ou Millennnials. Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers.

Geração Z: Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

Geração XY: Ainda não muito bem definida, a Geração XY é uma maneira de classificar indivíduos da

Geração Y que buscam reconhecimento da forma que a Geração X fazia.

Geração Alfa (ou Alpha Generation): Ainda sem características precisas definidas, a não ser que nascerão em um mundo conectado em rede, a próxima geração, de nascidos a partir de 2010, já tem nome: Geração Alfa. Poderão ser filhos, tanto da geração Y, como da Geração Z.


POR FIM, O RELATÓRIO DE GUERRA CONTRA A FORÇA

A angústia por um lugar ao sol muitas vezes é mal interpretada, o que ironicamente pode retardar a ascensão profissional.

A escalada profissional a qualquer custo pode ser vista como uma atitude a ser podada desde cedo pelos Baby Boomers, que vem de uma geração que preza a experiencia como pre-requisito para subir profissionalmente.

O que me faz pensar é como a nossa geração (Y) irá receber as proximas. Sim, porque ate agora so vejo reportagens de como as gerações antecedentes estão recebendo as nossas novas ideias e atitudes... Mas a preparação para receber uma nova geração com novos costumes não está sendo levada em conta.

Obviamente que temos muitos pontos em comum, mas a rebeldia que é característica da próxima geração (Z) ira exigir um bom jogo de cintura por parte dos Y's. 

A solução seria então abraçar esses jovens libertinos e da-los uma bandeira com o nosso brasão para terem por quem se rebelar, ou atropelar sua rebeldia com o imediatismo e senso de superioridade (justificada) que nos é característico?

Para fechar a postagem, achei uma imagem na net que representa bem o que está por vir... E podem ter certeza: Vai dar o que falar.




Muito Obrigado,
Usuário do lado negro da força "Y" - Yuri Oliveira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia