quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EXAME - PAÍSES ALTERNATIVOS NO MEIO DO OCEANO



Parece algo difícil de se imaginar, mas com a tecnologia que empregamos hoje não será um desafio tão inspirador assim.

Com o objetivo de fundar uma sociedade do zero, o co-fundador do PayPal e investidor do Facebook Peter Thiel pretende construir pequenas ilhas habitáveis no meio do oceano, em águas internacionais, para experimentar novas formas de governo, totalmente diferentes das leis de outros lugares.

Segundo ele, seus micro-países vão funcionar em estruturas como plataformas de petróleo, e poderão se movimentar a diesel, podendo abrigar cerca de 270 pessoas.

Apostando em leis mais "liberais", sem a previsão de assistência social, salário mínimo, código de construção mais solto e menos restrições as armas.

Patri Friedman, fundador do Seasteading Institute vai mais além, dando a possibilidade de implantação de um outro tipo de sociedade ao qual nomeou inicialmente de "Appletopia".

Esse modelo consiste no valor associado a popularidade, dando liberdade ao cidadão de entrar ou sair.

Não pensem vocês que esse plano esta previsto para muito longe. E nem pensem também que tudo isso se trata de mais uma utopia de um milionário... Isso é bastante serio.

Caso queira conferir, clique aqui e veja o site oficial do programa.

Para todo esse esquema entrar em ação, Thiel já desembolsou 1,25 milhão de dólares. Tudo isso com a expectativa de que em 2012 já sejam lançados parques de escritórios flutuantes na costa de São Francisco (EUA), e se tudo correr como o planejado, a primeira ilha deve ficar pronta até 2019, e até 2050 deverá haver 10 milhões de habitantes nessas ilhotas alternativas.

Tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim. Nos tempos atuais em que o "seu espaço" vale muito, além da expansão vertical (com prédios e mais prédios) poderemos dar lugar para a expansão horizontal, nesse caso, sobre os mares. A ideia inicial é criar um "sitio de testes" para desenvolvimento de sistemas econômicos e sociais alternativos que possam combater os males do século 21 e ajudar a receber de melhor forma problemas futuros.

Me preocupa e muito o fato da possível poluição dos oceanos por conta dessas plataformas, tudo tem de ser feito com um impecável planejamento e também conscientização dos próprios usuários.

Algo me diz que essa ideia vai pegar., e um outro "algo" me diz que não vamos parar por aí, mas de qualquer forma, uma maneira inusitada e que prendeu a minha atenção durante um dia inteiro.

Muito Obrigado,
Yuri Oliveira Carneiro


Fonte:  Exame

Um comentário:

  1. Não gostei muito dessas idéias de lei que ele tá propondo e meu primeiro pensamento foi de preocupação com os animais e plantas marítimos que vão ser perturbados por causa da construção.
    No entanto, a idéia de experimentar novos modos de organização é bem interessante.

    ResponderExcluir

Frase do dia