segunda-feira, 8 de agosto de 2011

5 DICAS DE COMO CONTROLAR MELHOR O SEU TEMPO






Uma das melhores partes do trabalho como freelancer é a possibilidade de gerir o próprio tempo da maneira que achar melhor. O problema é que isso é uma faca de dois gumes, pois muitos freelancers acabam considerando isso como um convite para não precisar se preocupar com isso, e trabalhar a “hora que der vontade”. Ou então o profissional acaba incorrendo em hábitos que tornam seu dia pouco produtivo, e mesmo trabalhando várias horas por da o serviço não rende, e sempre é necessário dedicar ainda mais tempo para a atividade.
E como saber se você está trabalhando com pouca produtividade? É simples. Observe o seu fluxo de trabalho e veja se você estende o trabalho até as madrugadas facilmente, ou se existe muita variação de tempo em execuções de tarefa do mesmo tipo. Estar o tempo todo trabalhando é outro indício de que algo não vai bem.
Se a resposta for afirmativa para as questões acima saiba que provavelmente você não está sabendo gerenciar o seu tempo da melhor forma, perdendo produtividade. Mas você pode mudar isso com as dicas abaixo!
1) Faça um planejamento prévio e um controle do tempo: escreva quantas horas deseja trabalhar em média por dia e como gostaria de dividir este tempo. Reserve uma agenda e passe a anotar o que fez durante o dia.
Assim poderá ver quais atividades gastam mais tempo e ainda planejar uma ordem de execução que otimize o tempo gasto. Além disso poderá verificar se o planejamento realizado realmente está se cumprindo.
2) Defina as prioridades do dia: organize as tarefas por ordem de prioridade e complexidade. Resolva as prioritárias primeiro, assim grande parte da pressão do dia deixará de existir. Depois comece a trabalhar nas outras.
3) Saiba controlar o fluxo de tarefas: por mais que você planeje e se esforce para controlar seu tempo da melhor maneira, isso não será possível se você assumir mais tarefas do que o seu dia comporta. Não existe organização no mundo que torne possível realizar 100 tarefas em um espaço de tempo que só comporte 10.
4) Reserve espaço para o almoço e cafezinho: assim seu dia ficará nitidamente dividido e vai evitar que você trabalhe com fome. Outro ponto positivo é que essas pausas servirão para esfriar a cabeça e voltar com mais gás e clareza ao trabalho.
5) Use a agenda como um guia: não é porque você tem uma agenda com o horário planejado para a atividade que você não pode abrir exceções. Não seja escravo de sua agenda!
Com essas dicas simples você conseguirá manter um horário de trabalho coerente, o que ajudará a manter a concentração e evitar o pensamento de que pode deixar certos problemas ou tarefas para depois. O resultado é um dia muito mais produtivo e mais qualidade no trabalho final.

Até a próxima,
Erika C. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia