terça-feira, 5 de julho de 2011

ANALISANDO O SUPER BOWL - O EVENTO MAIS IMPORTANTE DA AMÉRICA


A partir da década de 90 com audiência anual que beira os 50% dos lares norte americanos, detentora das 15 maiores audiências das história da televisão americana, o Futebol Americano se tornou o esporte mais popular dos Estados Unidos (e também é exibido em mais de 125 países). Com isto, o fator audiência trouxe ao futebol americano a influência da publicidade e do marketing, transformando o esporte no maior centro da comunicação mercadológica mundial, onde a mídia televisiva pode chegar a custar US$3.000.000,00 (três milhões de dólares). De acordo com estudo do BIGresearch para a Retail Advertising and Marketing Association, o Super Bowl (final) deste ano movimentou US$ 10,1 bilhões.

Tão importante quanto o Super Bowl são os comerciais que as empresas criam para este evento que é um dos mais assistidos em todo o mundo. A maior anunciante no evento é a cervejaria americana Anheuser-Busch, que faz parte do grupo InBev. A empresa chegou a comprar em 2009 quatro minutos de espaço na TV, e em 20 anos a fabricante de cervejas gastou US$ 311,8 milhões em anúncios do Super Bowl. Outra grande anunciante é a PepsiCo detentora da marca Doritos, e em 20 anos, a companhia gastou US$ 254,2 milhões com o jogo final. A GM é a terceira colocada, com gastos de US$ 80,5 milhões.

Com comerciais tão caros assim, as empresas trabalham duro para criar filmes criativos, originais e engraçados. Comerciais como o do Darth Vader mirim criado pela Volkswagen viraram hits na internet e no mercado de marketing em geral, logo após sua exibição no Super Bowl. Mesmo com a grande diferença da cultura de marketing norte americana para a nacional, relacionei 3 comerciais criados por agências brasileiras que tem um "Q" a mais, seja pela criatividade ou originalidade e mereceriam estar num Super Bowl:
Por fim, temos também uma lista de 10 comerciais exibidos no Super Bowl deste ano. Não deixe de ver, vale muito a pena! Destaque para o 7º e o 1º!





Forte abraço,

Wellington Nascimento
"Se dá pra imaginar, dá pra fazer."
- General Eletric

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia