quarta-feira, 24 de outubro de 2012

É FÁCIL NA CENTRAL FÁCIL



Assistindo o telejornal que mostrava a alto custo para a abertura de empresas nas principais cidades do Brasil, vi a dificuldade para a abertura de empresas no Rio de Janeiro. Certo de que não é a única cidade do país, fico apenas abismado que uma cidade como o Rio de Janeiro ainda não tenha implantado um sistema igual o daqui  de Alagoas.

Explico:

Na citada matéria mostrava o dia-dia de contadores e auxiliares para tramitar a abertura de  empresas junto aos órgãos competentes, tendo como entraves a distância de cada repartição o que deixa o processo muito mais lento e travado, chegando a passar até 90 dias para conseguir legalizar.

O Sebrae em Alagoas foi pioneiro na criação da Central Fácil, que a partir de 2001 trouxe comodidade para a abertura de empresas criando um amplo espaço que comportasse  todas as instituições responsáveis para a legalização. Funciona como um grande shopping e em cada guichê (que representa uma repartição) você tramita seu processo de abertura, passando por duas etapas, EXTERNA e INTERNA. A EXTERNA é para orientar sobre as documentações necessárias e conferi-las respectivamente, já a INTERNA é para dá celeridade a tramitação, sendo os mesmos órgãos da primeira etapa.


O Sebrae ainda disponibiliza um sistema que o contador/e ou empresário acompanha o andamento do processo direto pela internet, quando o processo é liberado, o sistema deixa uma mensagem  e é só o responsável ir lá e pegar o processo. Simples e objetivo.

Atualmente já é possível que em até 5 dias úteis o empresário já saia com a empresa totalmente legalizada, assim diminuindo custos, e tendo maior agilidade para atuação no mercado, alavancando a economia da sua cidade.

A Central Fácil ajudou a diminuir custos e ainda oferece cursos de capacitação para o novo empreendedor, para que ele saia mais seguro de como se comportar e interagir com o mercado.

E não para por aí... Para maior comodidade, em breve a abertura de empresas vai poder ser feita totalmente pela internet, facilitando tantos empresários que não podem ir até os postos da Central Fácil em Maceió ou Arapiraca, mas isso é assunto para outra postagem, logo depois da implantação do novo sistema para que possamos de fato parametrizar.

Que Alagoas sirva de exemplo para as demais capitais que ainda não contam com tamanha inovação.

Foi um grande prazer e orgulho de ter sido estagiário e ter feito parte dessa equipe do Sebrae / Central Fácil em Alagoas.





Um comentário:

  1. bom dia,adoro esse blog,sempre que dá estou passando aqui para pegar algumas dicas,ve os artigos,pow continue postando mais,fico o dia inteiro vendo blog hehehehe,alguem sabe me falar se esse aqui é bom www.softwarecelularespiao.com.br ???amigo meu aqui "virtual" que me passou...abraços e assim que der eu volto a passar aqui

    ResponderExcluir

Frase do dia