sábado, 17 de setembro de 2011

DIÁRIO DE UM ESTAGIÁRIO - NA REAL



Guia do Estudante, publicação do Grupo Abril, lançou alguns vídeos da série "Na real", onde alguns profissionais formados falam sobre o dia-a-dia das suas profissões e o que é/foi importante para o desenvolvimento da carreira durante e depois da faculdade.

Os vídeos são bacanas, pois é possível ter uma ideia do que esperar depois da formatura e dá algumas dicas sobre a universidade, como por exemplo estagiar em várias empresas, em diferentes áreas, para visualizar de perto o que a sua formação pode oferecer.

Colher o máximo de informações sobre o curso superior, saber quais caminhos são possíveis seguir na carreira, conhecer a rotina de uma empresa ou profissional da área, tudo isso pode ajudar a diagnosticar se você "nasceu" pra isso ou não.

Caso você já esteja cursando a graduação, mas nunca atuou na área, encontre um estágio, urgente! Pois a prática tende a complementar a teoria, de forma a extrair usabilidade para o que se aprende nos livros.

No entanto, é muito comum ver estudantes que são apaixonados pelas teorias... Taylor, Fayol, Ford, Diagramas, Humanismo, PmBok (no caso de ADM) e quando chegam nas empresas, ao visualizar a realidade das organizações, correm, desistem, pois não era bem aquilo que tinham em mente.

O estágio é uma ótima oportunidade para desmistificar a visão utópica da sua profissão e encará-la, levando questionamentos da empresa para a faculdade e levando soluções da faculdade para a empresa.

Abraços,

Daniele Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia